Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.

Saber mais

"Façam isso em memória de mim” (1 Coríntios 11)

“Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpadode pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.”
1 Coríntios 11:27

Celebrar a Ceia do Senhor é profundamente significativo. Primeiramente realizada quando Jesus manteve a festa da Páscoa com os Seus discípulos na véspera antes de ser traído, a Ceia do Senhor ou a Comunhão Cristã olha para a morte de nosso Senhor e Sua vitória sobre a morte na ressurreição, assim como Sua volta novamente para Terra no fim dos tempos.

O que Deus exige de nós antes que possamos tomar a Ceia do Senhor?

Ele quer que prometamos que desta vez seremos bons? “Assim diz a palavra de Deus: “Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria. Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” Salmos 51:16,17.

O apóstolo Paulo descreve a última ceia em 1 Coríntios 11:23-32. Todos os quatro escritores evangélicos também nos dão os detalhes desse evento tão importante.

Mas o que o texto significa? A frase “de maneira indigna” é apenas uma palavra no grego. É um advérbio. Não se refere a quem somos, mas sim como estamos. Há uma enorme diferença entre essas duas coisas. Não somos perfeitos. Nunca seremos perfeitos. Refere-se a estarmos com uma atitude aberta e de quebrantamento e dizermos: “Senhor, não sou digno, mas estou dependo da Tua graça”. Jesus partiu o pão antes de entregá-lo aos discípulos. Esse partir do pão prefigurava a quebra de Seu corpo devido a flagelação e cruel morte que sofreria na cruz. E o vinho derramado, que Jesus e seus amigos bebiam naquela noite, era um símbolo apropriado do sangue que seria derramado no dia seguinte. Istodeveria ser uma festa de lembrança, deveria ser levado para as gerações futuras.

Finalmente, Jesus fala de uma Nova Aliança – Lucas 22:20. O sacrifício de um cordeiro, exigido pela Antiga Aliança, foi encerrado, tendo cumprido seu propósito – Hebreus 8:8-13. O único sacrifício de Cristo, o Cordeiro da Páscoa de Deus, estabeleceu uma Nova Aliança. Esta nova aliança, na qual, recebemos o perdão dos pecados e a vida eterna através do sangue derramado de Cristo e do corpo quebrado, é celebrada quando nos lembramos dele na Ceia do Senhor. Amém.

Oração: Senhor Jesus, que eu possa viver cada dia lembrando-me de ti e do Teu amor por mim demonstrado com a tua morte. Todos os louvores sejam para você, Jesus! Amém.