Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.

Saber mais

Senhor, não te importas? (Marcos 4:35-41)

"Nisto, levantou-se um grande temporal com ondas tão altas que enchiam o barco de água. Jesus estava a dormir na parte de trás do barco com a cabeça numa almofada. Os discípulos acordaram-no: "Mestre, não vês que estamos perdidos? "
Marcos 4:35-41

Os discípulos acordaram Jesus questionando algo que para nós pode parecer impertinente, mas é o que temos sempre perguntado em momentos de desespero: “ não te importas que pereçamos? “Nós fazemos esta pergunta de várias maneiras, um milhão de vezes. Nós nunca questionamos a compaixão do Senhor quando as coisas estão a correr bem, mas a compaixão de Deus não é medida pelas circunstâncias nem a Sua bondade limitada ao nosso entendimento. Deus preocupa-se connosco tanto quando a tempestade é feroz como quando os mares estão calmos e o Sol brilha. A Sua misericórdia não é limitada à luz do Sol ou a quietude das ondas.

Quando despertou, Jesus disse estas palavras: “Parem! Acalmem-se!”. Agora acordado, Ele disse para o vento se aquietar e para o mar “Parem! Sosseguem”.

O vento aquietou, o mar tornou-se plano como o vidro”, e assim a tempestade terminou. O texto diz que Jesus repreendeu a tempestade - não os discípulos apavorados. Para eles Ele simplesmente disse: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? “. Implicitamente nessas palavras está a lição que todos nós deveríamos aprender. Os discípulos estavam aterrorizados porque eram homens acostumados a terem o controle da vida. Eles aprenderam a lidar com situações difíceis. Não havia um fraco entre eles. E mesmo assim, quando foram colocados em uma situação que ameaçava a vida, que estava além do seu controle, a fé deles se tornou em medo.

Em vez de colocá-los para “baixo”, Jesus simplesmente disse: ”Vocês ainda não têm fé?”. A resposta é sim ou não. Eles tinham fé em Jesus. Eles verdadeiramente acreditavam n'Ele. Mas a fé deles, apesar de real, ainda não era totalmente madura. E como nós podemos ter a fé que nos torna capazes de sobreviver às tempestades da vida? A única resposta é permanecer no barco com Jesus e navegar com Ele aonde quer que Ele queira ir.

Nesses momentos, nós temos uma escolha a fazer. Ou escolhemos acreditar que o Senhor mandou a tempestade para os Seus próprios propósitos ou nós escolhemos acreditar que o Senhor nos abandou e nos deixou a nossa própria “sorte”. Jesus é o Senhor do vento e das ondas. Quando Ele nos chama, nós entramos no barco. Quando Ele dorme, nós trabalhamos. Quando a tempestade vem, nós gritamos por Ele. Quando Ele acorda, Ele acalma a tempestade. Quando a tempestade termina, a nossa fé é mais forte.

Reflexão: Estamos perante uma tempestade neste exato momento? Nós não estamos sozinhos embora nos sintamos sós. Podemos ter perdido tudo, mas não perdemos o Senhor. O mestre do mar está do nosso lado. Quando a hora chegar, Ele dirá: “Parem, sosseguem”.

 

Luke Devapriam R
Traduzido por Cibele Mendes Carrera