Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.

Saber mais

Não me envergonho! (Hebreus 10:35-36)

“Portanto, não percam a coragem, pois ela vos assegura uma grande recompensa. Têm de perseverar. Assim cumprirão a vontade de Deus e alcançarão o que ele promete.”
Hebreus 10:35-36

Myaga era um dedicado cristão, sendo também diácono da igreja na comunidade da floresta no Congo equatorial. A sua família não cristã não estava feliz com o seu casamento, situação que se agravou pelo facto de não poderem ter filhos. Encorajaram-no para que se divorciasse da sua esposa, no entanto ele recusou-se dizendo que isso não era certo.

Algum tempo depois, Myaga e sua esposa adotaram e criaram uma menina. Anos depois, eu conheci a menina, após ser admitida no hospital com uma hemorragia que provinha de uma gestação molar que desenvolveu um coriocarcinoma. Nos meses seguintes, ela foi readmitida em diversas ocasiões, enquanto piorava por causa da disseminação da doença. Parecia que a família de Myaga estaria certa.

Fui chamado num Domingo à tarde quando Myaga decidiu levar sua filha para casa para morrer. Juntámo-nos ao redor do leito, com os pais adotivos para orar por ela. Fora do hospital, a família incrédula, estava aos prantos. Colocamos então a jovem numa cadeira de rodas e levámo-la para a sua aldeia. O som dos prantos ia aumentando gradativamente a medida que entrávamos na sua casa. Myaga deu meia volta, saiu de casa e se pôs a cantar poderosamente por toda aldeia: “Eu não tenho vergonha de ter meu Senhor”. Outros crentes juntaram-se a ele no seu canto, abafando o som da lamúria.

O que eles tinham? Aparentemente fracasso total, mas um testemunho tão forte que ele deixou uma impressão poderosa em mim e naqueles que testemunharam o sucedido. Como este versículo nos relembra: “Todos estes, embora louvados por causa da sua fé, não chegaram a receber as promessas de Deus.” Hebreus 11:39.

Em que aspeto da sua vida precisa perseverar em fé?

Leitura complementar: Hebreus 11

Oração: Pai, perdoa-nos por nos envergonharmos do Evangelho; perdoa-nos por todas as vezes em que não compartilhámos a verdade que nos salva. Arrependemo-nos por todo o medo de testemunhar da nossa fé em Cristo. Que tenhamos tanto amor pelo Evangelho, que possamos desejar ardentemente compartilhá-lo tanto em palavras como em ações, em nome de Jesus, amém.

 

Stephen Green
Traduzido por Bruna M.S. Proença
Corrigido por Lilian Calaim