Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.

Saber mais

Quanto mais eu vejo …

“…e fazemos com que o pensamento humano obedeça a Cristo.”
2 Coríntios 10:5

Enquanto trabalhava num hospital missionário no sul da Índia, a enfermaria que estava sob minha responsabilidade tinha a foto de um chimpanzé, com a legenda, “quanto mais eu penso, mais fico confuso”. Sendo jovem e “conhecedor”, não prestei muita atenção a esse sábio ditado. Mas hoje quando ouço políticos e líderes de organizações que se dizem religiosos, mas que são hipócritas e que só se servem a si mesmos, quando deveriam ser diferentes – envolvidos em questões terrenas, de propriedades e de moral… não consigo parar de ver, mas devo eu parar de pensar? É essa a forma de resolver?

Não é muito diferente nos contextos em que estamos também! Vejo líderes de instituições e programas que já foram hábeis, hoje envelhecendo, perdendo funções cognitivas, força física e aos poucos murchando na frente dos nossos olhos. Até internamente existem questões – pensamentos correndo à tona quando vemos quebrantamento por fora, perto de nós ou dentro de nós!

“...e fazemos com que o pensamento humano obedeça a Cristo”, Nós vemos, e pensamos, mas devemos fazer com que o nosso pensamento obedeça a Cristo, É mais fácil falar do que fazer! Como podemos trazer pensamentos estranhos que estão correndo à tona para o cativeiro?

Então a resposta pode não ser apenas “obedecer”, mas também fixar nossos olhos em Deus enquanto o fazemos.

“Por isso, não perdemos a coragem. Ainda que o nosso corpo se desgaste, o nosso interior renova-se de dia para dia. As aflições do momento presente são leves, comparadas com a grande e eterna glória que elas nos preparam. Não fixamos a nossa atenção nas coisas que estão à vista, mas naquelas que ainda se não vêem, Pois o que se vê é passageiro, mas o que ainda não se vê é eterno.” (2 Co 4:16-18)

Por isso, eu devo ver, mas ver de forma diferente. Se eu vejo diferentemente, eu vou pensar diferentemente. Se eu pensar diferentemente, não vou ficar confuso, mas vou viver com clareza.

Oração: Ajuda-me, Senhor, a ver, fixando os meus olhos em Ti.

 

Santhosh Mathew Thomas
Traduzido por Mariana Mendes de Sá
Revisto por Lilian Calaim