Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.

Saber mais

Encontrar a força no senhor (1 Samuel 30:6)

(...)David, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus”

1 Samuel 30:6

David estava num momento muito difícil da sua vida. Os Amalequitas tinham destruído o acampamento Israelita e sequestrado mulheres e crianças. As tropas Israelitas restantes, amarguradas e consumidas pela tristeza, ameaçaram uma revolta. O próprio David chorou, porém logo se recuperou. Em vez de se macular em autopiedade, proferir ameaças, justificar-se ou retaliar prematuramente, ele “fortaleceu-se no Senhor”.

Quando nos encontramos em situações problemáticas, é natural que expressemos as nossas emoções. O não fazê-lo, pode levar esses sentimentos que foram contidos a se manifestarem de forma prejudicial no futuro. No entanto, permanecer em estado de sofrimento torna-nos ineficazes e redundantes. David serve-nos como exemplo em tais situações.

A solução de David foi buscar a Deus. Ele talvez tenha procurado um lugar solitário, longe do barulho, da confusão, das ameaças e conversas. Ele até evitou amigos bem intencionados. No entanto, ele não se retirou apenas para si mesmo; ele foi a Deus - o Senhor do céu, Criador, Salvador e Amigo. Ele se lembrou do passado, sabendo que Deus fornece não apenas socorro, mas sucesso. Ele meditou em Sua Palavra. Ele orou e implorou, lembrando a Deus de Seu caráter, alianças e promessas. Ele especialmente relatou o ato singular de salvação de Deus - a redenção de Seu povo da escravidão no Egito.

O mesmo que devemos fazer ainda hoje. Em vez de nos lastimarmos inutilmente sobre o que falhou ou buscar vingança, podemos nos aproximar de Deus com fé. Na cruz, Jesus destruiu o poder do pecado, da morte e de Satanás. A lembrança da Sua vitória nos levará a experimentar a alegria do céu, pois já nos garantiu a nossa própria vitória em Cristo Jesus. E é assim que somos fortalecidos em Deus.

David foi ainda mais longe. Ele buscou o plano de ação de Deus. Ele não tentou resolver seus problemas usando a sua própria sabedoria, ou a inteligência de seus conselheiros, ou as instruções de um manual ou livro de leis. Depois de se refrescar em Deus, ele avançou com Ele.

Reflexão: “Há um lugar de segurança perto do coração de Deus”.

Leitura complementar: 1 Samuel 30:1-6

 

Abe Ninan

Traduzido por Daniela Lerback Jacobsen

Revisto por Lilian Calaim