Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.

Saber mais

Paz (Filipenses 4:7)

 

Paz

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” 

Filipenses 4:7

Este é o clímax da secção de Filipenses que começa com a exortação de Paulo para nos alegrarmos sempre no Senhor. Essa alegria redunda em bondade, em sentimento da iminente presença do Senhor em todo o tempo. Essa alegria afasta a ansiedade, porque a ansiedade é substituída pela oração repleta de ações de graças. Nesse contexto, a paz de Deus guarda as nossas mentes e corações em Cristo. 

Um coração e uma mente inquietos são comuns em nós e nos nossos pacientes. Há muitas coisas que podem causar inquietação. Na Escritura, tais emoções eram geralmente atribuídas ao coração ou à nossa mente, e muitas vezes as duas juntas. O coração nas Escrituras é onde as decisões são tomadas; as entranhas são onde sentimos nossas emoções! A palavra “mentes” nesse versículo refere-se aos “pensamentos”. O papel do cérebro no sentimento e no pensamento só seria encontrado séculos depois. Mas, todos temos pensamentos acelerados e corações inquietos, e certamente nos depararemos com casos semelhantes nas nossas consultas. Em contraste, Paulo, na prisão, expressou confiança e paz. É a paz de um homem de oração, um homem que conhece o seu Deus e que sabe que Ele está a cumprir os seus propósitos mesmo nas adversidades. É por isso que ele ora e agradece.

Esta paz não é um tipo de paz qualquer, mas é a paz de Deus, uma paz sobrenatural que acalma corações inquietos e tranquiliza os pensamentos acelerados. Como Isaías 26:3 diz: “Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia.” Ou em seguida, Isaías 30:15 “No arrependimento e no descanso está a vossa salvação, na quietude e na confiança está o seu vigor.” 

Ou nas palavras de Vivian Kretz: Em perfeita paz os manterá, aqueles cuja as mentes permanecerem em Ti, quando as sombras vierem e a escuridão cair. Ele dá a paz interior, Ele é o único lugar de descanso perfeito. Ele dá a paz perfeita. Tu os manterás em perfeita paz, os que fixam a mente em Ti.

Reflexão: Confie em Deus, Ele está acima de nossas circunstâncias e nossos corações podem descansar nele.

Leitura complementar: João 14:1-4

Oração: Senhor Jesus, pedimos que nos dês paz nas nossas mentes, corpo, alma e espírito, em nome de Jesus, amém.

Alan Gijsbers

Traduzido por Iruama Heringer

Revisto por: Lilian Calaim