Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.

Saber mais

A Beleza da Santidade (Salmos 93:5)

e o teu templo está eternamente adornado de santidade!
Salmos 93:5

Sorte e casualidade nunca criam beleza. Só causam o caos. Mentes astutas degradam a beleza ao igualá-la à sensualidade. A beleza, como popularmente percebida, está associada à música, arte e literatura. Essas coisas não acontecem por acaso. 

Apenas beleza pode criar beleza. Deus é belo, e a fonte de toda a beleza é Deus. Por trás da beleza da natureza, vemos um Belo Criador. Como os seres humanos são criados à imagem de Deus, nós também podemos criar obras de beleza. 

Mas esta não é a história toda. Deus não é apenas associado à beleza, Ele é santo. A noção de santidade parece estranha à mente moderna. Se alguma coisa, a santidade é considerada chata, maçante e monótona. É visto como dura, tendo a ver com leis e regras. É a linguagem dos “fundamentalistas” e outras pessoas tensas. O mundo ridiculariza o conceito de santidade e não pode conceber um casamento entre santidade e beleza. A Bíblia, porém, traz beleza e santidade juntas. Os dois atributos são coerentes na pessoa de Deus. 

Contrariamente às perceções modernas, a santidade não é negativa e não deve evocar a imagem de uma divindade dura, indiferente e sem alegria. A santidade de Deus é compatível com todos os Seus atributos, incluindo bondade, gentileza, perdão, graça e justiça. Todos estes se juntam para torná-lo bonito. 

Santidade envolve uma antipatia ao mal e ao pecado. O povo de Deus é chamado à justiça e à santidade. Isso começa quando cremos em Jesus e continuamos a crescer, perseverando no nosso relacionamento com O Santo que também é belo. Estamos assim preparados para habitar para sempre na casa de Deus, uma casa adornada pela santidade. 

Leitura complementar: 2 Pedro 3:11; Efésios 5:27 

 

Abraham Ninan
Traduzido por Victor Hugo de Castro e Silva
Revisto por Lilian Calaim