Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.

Saber mais

Apologética: Cristianismo e teoria crítica

Artigo da revista Nucleus da Christian Medical Fellowship (Reino Unido), "de estudantes para estudantes".

Original article (clique aqui)

Mike Roberts considera uma questão apologética fundamental para os nossos dias.

Mike Roberts é um estudante do último ano de Medicina na Queen's University, em Belfast

Já as sentiste? As fissuras na nossa sociedade que vêm aumentando na última década? De 'Brexiteers vs Remoaners' durante a votação do Brexit; aos recentes protestos Black Lives Matter contra manifestantes de extrema direita em várias cidades do Reino Unido, EUA e além; os 'pró-máscara vs anti-máscara', 'pró-confinamento vs anti-confinamento'; A lista contínua. Houve uma breve trégua durante o pico do confinamento, quando foi o Serviço Nacional de Saúde vs COVID-19 e mais de 750.000 membros do público ofereceram-se para ajudar os seus vizinhos. [1] Infelizmente, isso durou pouco.

Estes problemas são extremamente complexos; no entanto, existem denominadores comuns. Um factor exacerbante foram os mídia sociais que criaram 'câmaras de eco' - onde algoritmos são usados para te mostrar conteúdo e grupos nos quais podes estar interessado.

Quantos, no teu grupo de amigos, têm exatamente as mesmas opiniões políticas que tu? Talvez esse não seja o teu caso e tu conseguiste fazer amizades com pessoas que têm crenças e opiniões diferentes. Mas se fores como eu, já descobriste que há cada vez menos espaço para um diálogo respeitoso e cortês. Conforme discutido nas edições anteriores da Nucleus, a nossa sociedade sofre de uma verdadeira crise de identidade. No surgimento dos novos ateus, muitos tentam construir as suas identidades a partir do zero.

Uma das coisas, que tanto os comentaristas culturais cristãos quanto os seculares, identificaram como uma das principais causas da divisão cultural é a 'Teoria Crítica' (TC). Embora possamos sempre conectar o pecado aos nossos corações humanos, a TC é a ideologia mais recente que está no centro da tempestade. Parece ter crescido lentamente dentro da academia ocidental, e o seu pensamento e vocabulário tornaram-se parte do vernáculo quotidiano.

Então o que é a TC? E é um problema?

Todos nós adoramos algo

Antes de examinarmos a TC, precisamos estabelecer alguns fundamentos. Qualquer que seja a nossa idade, género, etnia ou sexualidade, todos nós temos uma 'cosmovisão'; uma lente através da qual vemos o mundo - a estrutura de crenças que usamos para navegar na vida, que em última análise influencia as nossas decisões de curto e longo prazo, a nossa moral e opiniões políticas. Portanto, a nossa cosmovisão determina a que é que decidimos devotar o nosso tempo e esforço, e de quê ou de quem derivamos o nosso significado - noutras palavras, todos nós adoramos algo. Jesus explicou isso de forma sucinta: 'Pois onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração'. [2] A realidade é que não podemos servir a dois senhores. [3] Uma pergunta fundamental que precisamos fazer é - como estamos vendo o mundo? Estamos vendo o mundo pelas lentes do Cristianismo ou pelas lentes da teoria crítica?

As raízes da teoria crítica

A teoria crítica (TC) é difícil de definir. Tem as suas raízes nas filosofias de Max Horkheimer e Herbert Marcuse, filósofos alemães e teóricos sociais que aderiram a uma forma de marxismo e também de "pós-modernismo". [4] Geralmente, existem quatro premissas para a TC: [5]

1. O binário social - a sociedade pode ser dividida em grupos opressores e oprimidos.

2. Opressão através do poder - o grupo dominante mantém o status quo, forçando a sua ideologia a todos.

3. Experiência vivida - grupos oprimidos têm acesso especial ao conhecimento por meio das suas experiências pessoais.

4. Justiça social - ações que visam libertar as pessoas de todas as formas de opressão.

A TC vem crescendo e se desenvolvendo ao longo de várias décadas. Ela afectou muitas disciplinas e criou os seus próprios subtipos (por exemplo, 'teoria queer', 'teoria crítica da raça'). Devido à crescente proporção da sociedade que frequenta a universidade nas últimas duas décadas, esses pensamentos foram integrados ao pensamento público.

A teoria crítica como uma cosmovisão

Então, a TC é um problema? Observa as mudanças nas definições na última década; por exemplo, a 'opressão' não é mais definida como 'tratamento cruel ou injusto de forma prolongada ou exercício de autoridade, [6] mas é definida em termos de' poder hegemónico '. Essencialmente, o grupo de pessoas dominante estabelece o padrão pelo qual todos os grupos marginalizados são julgados. Muito do novo vocabulário e frases que se tornaram parte do vernáculo têm as suas raízes na TC, por exemplo, 'verifica o teu privilégio', 'heteronormatividade', 'como uma pessoa de cor ...'.

Não é apenas a linguagem que foi afectada, mas foi uma cosmovisão abrangente que foi adoptada.

Embora haja algumas coisas sobre as quais a TC esclarece, o perigo surge quando ela é a forma como vemos o mundo. De acordo com a TC, a tribo mais opressora é o heterossexual, cis-género, branco, cristão, do sexo masculino e as tribos mais oprimidas são transgéneros, gays, negros/grupos étnicos de minorias asiáticas (BAME) e mulheres muçulmanas.

Claro, nem todos se encaixam nesses extremos, e é aqui que entra a 'interseccionalidade'. A 'interseccionalidade'é quando diferentes pessoas oprimidas compartilham a mesma opressão numa categoria específica, por exemplo, uma mulher negra pode sofrer de racismo e sexismo. Se ela também fosse lésbica, seria mais uma forma de opressão e preconceito que ela vivenciaria.

A TC é amplamente criticada, mesmo por não-cristãos; entretanto, é importante entender que TC é fundamentalmente uma cosmovisão que compete com o Cristianismo porque conta uma metanarrativa diferente do mundo, conforme mostrado abaixo.

  • As nossas identidades não estão enraizadas na imagem de Deus, mas são autoconstruídas por meio de raça, sexualidade e identidade de género.
  • O nosso problema não é o pecado, mas a opressão. Precisamos de expiação devido ao nosso privilégio, não a algo arbitrário como 'pecado'.
  • A solução final não é Jesus, mas o activismo.
  • >O nosso objetivo não é glorificar a Deus, mas libertar todas as pessoas oprimidas e criar uma utopia social de pura equidade.

No entanto, seria um erro não reconhecer os aspectos positivos da TC. Há um reconhecimento legítimo do pecado da opressão e da injustiça, que se repete em toda a Escritura [7] e a libertação é um tema recorrente - desde as ações de Deus no Êxodo até a expiação de Jesus na cruz. A TC nos mostrou de forma crucial e nos tornou agudamente cientes da injustiça racial em curso na nossa sociedade. Como auto-proclamados seguidores de Jesus, devemos ter vergonha de não termos sido uma das vozes principais que lutam constantemente pela justiça. Em segundo lugar, o TC aponta correctamente à forma como o poder pode corromper - com exemplos ao longo da história humana e no presente. Independentemente da nossa formação, demografia ou cosmovisão, todos nós temos os nossos pontos cegos e podemos ser susceptíveis a viés de confirmação. Como cristãos, a nossa santificação é contínua, portanto, precisamos abordar temas como racismo e sexismo com humildade genuína; ao mesmo tempo testando tudo constantemente contra as perspectivas e padrões de Deus. [8]

Comparando o Cristianismo e a Teoria Crítica

Existem diferenças irreconciliáveis entre o Cristianismo e a TC

Diferença na epistemologia (a filosofia do conhecimento):

Classicamente, as verdades eram descobertas usando a razão, a lógica e fornecendo evidências objectivas - seja nas ciências, na história , filosofia ou teologia. Se quisermos descobrir a verdade, essas são as ferramentas necessárias que Deus nos deu, especialmente ao abordar a Sua Palavra. No entanto, os teóricos críticos não precisam de fornecer nenhum tipo de evidência objectiva, eles simplesmente precisam apelar para a sua "experiência vivida", que lhes deu acesso especial à verdade. Eles insistem que devemos aceitar a perspectiva dos grupos marginalizados, e se alguém discordar, pode ser acusado de querer 'consolidar a sua posição privilegiada' (se forem considerados parte de um 'grupo opressor') ou acusado de ter ' opressão internalizada '(se forem considerados parte de um' grupo oprimido '). Qualquer apelo à 'razão' ou 'evidência objectiva' é visto como metodologia branca, heteronormativa, masculina, que faz parte do 'poder hegemónico' que domina o Ocidente e, portanto, é inválida. Não há espaço para o debate dentro desta cosmovisão. Ela usurpa a ideia cristã de que devemos testar todo o nosso conhecimento contra o que as Escrituras dizem.

A TC nega a nossa identidade comum:

O Cristianismo não nega que existam e tenham existido indivíduos e grupos oprimidos - de facto, somos chamados a ajudar os fracos e vulneráveis. [9] Mas isso não equivale a dividir a população em identidades de grupo rígidas e inalteráveis (oprimidos / opressores ou bem / mal). Se essa se tornar a lente primária com a qual vemos o mundo, irá minar a nossa humanidade comum. Por outro lado, de acordo com as Escrituras, o simples facto de que somos homo sapiens, significa que todos somos 'portadores da imagem', o que significa que todos temos valor intrínseco, independentemente de nosso sexo, raça, idade ou sexualidade. [10]

A TC nega o nosso estado pecaminoso comum e afirma que deve haver uma 'assimetria moral' entre os opressores (perpetradores) e os oprimidos (vítimas). A TC ignora as crenças ou ações do indivíduo e afirma que ele é culpado simplesmente por pertencer a determinado grupo e por perpetuar um status quo, embora sem saber. Isso cria um desequilíbrio volátil entre certos grupos.

Por outro lado, a Bíblia ensina que o pecado é universal e difundido. Cada cultura tem as suas idolatrias pecaminosas específicas, e nenhuma raça ou grupo de pessoas é mais pecaminoso do que outra. Com a nossa humanidade comum vem o nosso estado pecaminoso comum.

Além disso, se não somos mais responsáveis pelos nossos pecados pessoais, tornamo-nos vítimas do nosso meio ambiente e do 'sistema'. Como observou Neil Shenvi, 'Se formos apenas as vítimas do pecado e não os perpetradores, não veremos a necessidade de um Salvador'. [11]

A TC torna o perdão e a reconciliação impossíveis - sob a TC, algumas acções são vistas como 'imperdoáveis'. 'Acções imperdoáveis' levam a coisas como 'cancel culture'. Um exemplo recente inclui JK Rowling sobre a sua opinião na conversa sobre transgéneros. [12] De acordo com a TC, se a expiação pelos pecados sociais não pode ser feita no presente, então o activismo é necessário - se não estás connosco, estás contra nós. A TC promove uma identidade "performativa" e hipócrita e incentiva à salvação baseada na performance. Apenas provando o quanto és um ativista da justiça social, ou o quanto renuncias ao teu privilégio, ou manténs os pontos de vista correctos sobre certas questões, talvez então poderás ser considerado justo. Isso está em contraste com o Evangelho, onde reconhecemos que nunca podemos fazer o suficiente para nos salvar e só somos salvos por ter fé na vitória de Jesus na cruz. [13]

Medicina & teoria crítica

Ética médica:

Os homens podem opinar sobre o aborto? Mulheres pobres (que estão sujeitas a classismo e sexismo) que desejam abortar são vistas como oprimidas por médicos (historicamente) homens brancos e ricos (que são opressores). Portanto, o médico que se recusa a abortar um feto não está apenas tomando uma decisão ética, mas agora está usando o seu privilégio para criar barreiras para a mulher.

A decisão tem sido complicada, e houve uma mudança de uma decisão puramente ética para uma questão de 'discriminação' e 'perpetuação da opressão'. Um argumento semelhante poderia ser feito na questão da eutanásia. Como pode um médico saudável ter uma opinião ou tomar qualquer decisão ética sobre um uma pessoa doente? O teórico crítico pode afirmar que qualquer argumento da santidade da vida é baseado numa ética judaico-cristã que oprimiu outras culturas minoritárias. Isso pode resultar no recrutamento e retenção de médicos e na educação médica - se não concordares com a avaliação da TC, poderás ser proibido de entrar na medicina ou ser forçado a sair.

Teoria feminista & medicina:

Em 2019, a Lancet publicou uma revisão descrevendo os benefícios da aplicação da 'teoria feminista' à educação médica. Citando a revisão, 'Entender o poder e o privilégio tem o potencial de permitir que os profissionais se conectem com os seus alunos, humanizem a sua prática colectiva e forneçam melhores cuidados aos doentes. A estudiosa feminista Bell Hooks observa 'as perspectivas feministas na sala de aula [afirmam] a primazia do pensamento crítico, de ligar educação e justiça social'. [14] As perspectivas feministas não são meramente úteis, mas são subitamente necessárias para a 'primazia do pensamento crítico' e para o objetivo final de 'justiça social'. Mais uma vez, a justiça social não é má por si, no entanto, existe o perigo de concluir que é "o Caminho" para criar a sociedade utópica à qual essa cosmovisão aspira.

Elitismo médico:

Os médicos (classificados como opressores) devem ser capazes de dar conselhos de saúde a pacientes considerados da classe trabalhadora? Apesar das evidências empíricas que demonstram a ligação entre a obesidade e várias doenças, um teórico crítico poderia argumentar que é discriminatório contra os obesos e elitismo médico, os médicos fornecerem planos de tratamento para doentes obesos. Na mesma linha, é considerado classismo os profissionais de saúde fornecerem material para cessação tabágica para doentes da classe trabalhadora que, estatisticamente, são mais propensos a fumar?

Claro, como futuros profissionais médicos, isso pode parecer irracional e altamente implausível. No entanto, se a cultura em geral está absorvendo essa cosmovisão sem se aperceber, então essas hipóteses rapidamente se tornam plausíveis. É importante reafirmar que eu não estou dizendo que não existam médicos classistas, sexistas ou racistas, ou que a medicina às vezes não possa ser um 'clube dos velhos tempos'. Acredito que, como cristãos, devemos protestar contra essas ideologias e criar igualdade de oportunidades. No entanto, esse objectivo não equivale a afirmações emergentes na nossa sociedade que são diretamente contra essa abordagem, como "sem útero, sem opinião" ou "todos os homens possibilitam ou contribuem para a masculinidade tóxica".

Avançando para soluções

Não há substituto para Jesus. É fácil rejeitar ou perder a sensibilidade a uma mensagem que ouvimos com frequência - uma mensagem que alguns de nós ouvimos durante toda a nossa vida. A realidade é que o Evangelho é para cristãos e não cristãos. [15] Portanto, é fundamental que não destruamos o básico. Devemos ter o amor sacrificial semelhante ao de Cristo por todas as pessoas - por aqueles que concordam ou discordam de nós. [16]

Continua a ler e a estudar - este artigo é apenas um guia para iniciantes em teoria crítica, que é complexa, e é importante ler os textos primários para compreendê-la bem. Podes ler não só, “Is everyone really equal?” por DiAngelo e Sensoy, mas também “Cynical Theories” de Pluckrose e Lindsay.

A justiça é um conceito bíblico importante [17] e, portanto, não devemos nos surpreender que seja uma parte primária de outra cosmovisão, e que sejamos imediatamente atraídos por ela como cristãos. A justiça é parte integrante da divulgação do evangelho [18] e, como cristãos, precisamos apoiar aqueles que são oprimidos e amar aqueles que não pensam como nós. [19] Mas Jesus é claro [20] - se as pessoas não o conhecem, então enfrentarão o julgamento de Deus sem Jesus como o seu intercessor. [21] Somos mais apaixonados por Jesus do que por qualquer opinião que possamos ter durante o próximo conflito cultural?

 

Leitura adicional

Neil Shenvi

Tim Keller

Referências

  1. NHS, 2020
  2. Mateus 6:21
  3. Mateus 6:24
  4. Sin P, Crya D, Shatil S e van Loon B. Introducing Critical Theory. Duxford: Perseus Books LLC (Ingram), 2009, p24-25
  5. Shenvi N. Shenvi N. Social Justice, Critical Theory, And Christianity: Are They Compatible? - Part 2. [online] Neil Shenvi - Apologetics. 2020
  6. Dictionary.com and Oxford University Press, 2020. Oppression | Definition Of Oppression By Oxford Dictionary On lexico.com Also Meaning Of Oppression. [online] Lexico Dictionaries English
  7. Isaías 1:17; Zacarias 7:20
  8. 2 Timóteo 3: 16-17
  9. Mateus 25: 31-46
  10. Génesis 1:27; Gálatas 3:28; Colossenses 3:11
  11. Shenvi N. Recognizing Critical Theory - And Why It Matters. [online] Neil Shenvi -Apologetics. 2020
  12. JK Rowling Joins 150 public Figures Warning Over Free Speech. [online] BBC News. 8 July 2020. 
  13. Efésios 2: 8
  14. Sharma M. Applying feminist theory to medical education. The Lancet, 393(10171),2019, pp.570-578.
  15. Romanos 1: 15-17
  16. Mateus 22: 37-40; 1 Pedro 4: 8; Gálatas 5: 13-14
  17. João 15: 12-17; Lucas 10: 25-37
  18. Tiago 2: 14-17
  19. Mateus 5: 43-48
  20. João 14: 6
  21. Romanos 14: 11-12

 

Tradução: Carla Lima
Revisão: Jorge Cruz e Lilian Calaim