Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.

Saber mais

Recursos sobre eutanásia

Índice de recursos sobre Eutanásia

A Eutanásia e os seus argumentos

Resumo: O autor procura esclarecer o significado atual de eutanásia, distinguindo-a de procedimentos aceitáveis do ponto de vista clínico, ético e legal, e apresenta de forma sumária os principais argumentos utilizados na reflexão e debate desta temática. Os argumentos principais a favor da eutanásia e/ou suicídio assistido são o alívio da dor e do sofrimento, considerados insuportáveis pelo paciente, e o respeito pela sua autonomia pessoal. Os principais argumentos contra são o da inviolabilidade da vida humana e o do risco de maus usos e abusos. Conclui defendendo que os argumentos a favor da eutanásia e/ou do suicídio assistido são insuficientes e insatisfatórios para justificarem a sua legalização.
Palavras-chave: eutanásia; suicídio assistido; morte; sofrimento; autonomia
Texto integral em Português: https://revistas.comillas.edu

 

RTP - Programa Caminhos sobre Eutanásia (junho/2020)

 

GLOSSÁRIO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS NO FINAL DA VIDA

Já não há dúvidas sobre a eutanásia

O exemplo da Bélgica mostra que os alertas contra a banalização da morte não eram exagerados. O cenário mais negro veio a confirmar-se.
Graça Franco
Link: https://rr.sapo.pt

Eutanásia sem cuidados paliativos "é inverter as responsabilidades da sociedade"

Manuel Luís Capelas, um dos diretores do Observatório Português de Cuidados Paliativos, lembra que a “Lei de Bases dos Cuidados Paliativos foi aprovada por unanimidade” no Parlamento, mas não é aplicada.
Marta Grosso, Miguel Coelhor (entrevista)
Link: https://rr.sapo.pt

E se ajudássemos os outros a viver?

Nunca fui autónoma, mas isso não me tornou menos digna em nenhum dos dias, desde que nasci. É por isso que não posso ficar em silêncio, numa altura em que nos preocupamos em como ajudar os outros a morrer
Mafalda Ribeiro
Link: visao.sapo.pt

Eutanásia

Mesmo quando a morte provocada é a vontade expressa da pessoa, isto não invalida o facto de ser só Deus quem dá a vida e de ser só Ele que tem o direito de a terminar (Gênesis 2:7 e Eclesiastes 12:7).
Pr. Allan Pallister
Link: https://aliancaevangelica.pt/site/2018/05/28/eutanasia/

CMF - Euthanasia (vários recursos)

Link: https://www.cmf.org.uk/advocacy/end-of-life/euthanasia/