Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.

Saber mais

As dez principais dicas para sobreviveres à universidade


de Rachel Grant, Interna de Formação Geral (IAC) em Londres

 

Artigo da Christian Medical Fellowship (CMF)

Original article: (clique aqui)

1. Coloca Deus em primeiro lugar

Os tempos devocionais diários são uma forma importante e útil de ler as Escrituras e aprofundar o teu relacionamento com Deus. Encontra um horário adequado para leres a Bíblia. Seja de manhã, durante a hora do almoço ou antes de dormir, tenta passar algum tempo com Deus. Livros de devocionais diários também podem ajudar.

2. Encontra uma igreja Isto é vital!

Ter uma família na igreja, na universidade, irá ajudar a habituares-te à vida universitária e fornecer-te uma rede de apoio para os desafios da faculdade. O Grupo Bíblico Universitário (GBU) pode organizar uma 'busca de igrejas', onde podes, juntamente com outros caloiros, encontrar outros crentes e conhecer várias igrejas. Elas irão receber-te e, mais importante, alimentar-te! Em algumas cidades maiores, podes ter muitas opções, mas não percas muito tempo à procura; tenta encontrar uma igreja no primeiro semestre e explora como podes servir.

3. Junta-te ao Grupo Bíblico Universitário (GBU) e/ou à Associação de Enfermeiros e Médicos Cristãos (AEMC)

Envolver-se no GBU ou na AEMC é uma ótima forma de conhecer outros estudantes de medicina ou enfermagem cristãos, que muitas vezes são difíceis de encontrar num grande grupo de alunos. Ter um grupo de amigos com quem te podes relacionar tanto na fé quanto nos estudos será inestimável. Os encontros variam entre as universidades, mas todos provavelmente envolverão comida e oração ou discussões relacionadas com a tua profissão.

4. Explora os teus gostos

Quer sejas bom em desporto, artes, programação ou negócios, há muitas associações e grupos de estudantes com as quais te podes envolver. Da mesma forma, a universidade é o melhor momento para experimentar coisas novas - então, vai em frente! Juntar-se a um grupo é uma ótima maneira de descomprimir, conhecer novas pessoas e expandir os teus interesses e habilidades (já para não mencionar uma adição interessante ao teu currículo).

5. Expande os teus horizontes

As faculdades de medicina e enfermagem podem tornar-se um clichet. Naturalmente acabarás por ficar muito próximo de outros estudantes e pessoas da tua área, mas amizades fora da área da saúde podem ser revigorantes e igualmente fortes, especialmente com cristãos. Envolver-te na tua igreja e ingressar em grupos não relacionadas com a medicina/enfermagem são boas maneiras de escapar da “conversa médica”.

6. Não te preocupes com o medo de perder/ ficar para trás

Não te sintas obrigado a ir todas as atividades e fazer tudo na universidade. Ninguém consegue! Pelo contrário, escolhe uma ou duas atividades de que gostas e investe o teu tempo e energia nelas e nas pessoas envolvidas. Ter as tuas 'mãos em muitos cestos' geralmente significa que não consegues comprometer-te totalmente com cada área e grupo de pessoas. Isso pode levar a relacionamentos superficiais com muitas pessoas, em vez de relacionamentos mais profundos com apenas algumas.

7. Mantém o contacto

É fácil, na universidade, ficar com saudades de casa ou desligares-te completamente de casa. Planear visitas a casa com antecedência pode dar-te algo pelo qual ansiar. Compartilhar as tuas lutas e alegrias com a família e amigos dar-te-á uma rede de apoio adicional e ajudar-te-á a manter relacionamentos à distância.

8. Trabalha para o Senhor

Trabalhar é bom. É o que Deus planeou para nós. No entanto, pode ser difícil. O teu primeiro ano é o momento em que descobres qual o padrão de trabalho que funciona para ti - seja em grupos ou sozinho, na biblioteca ou em casa. Não te sintas pressionado a acertar na primeira semana. Demora algum tempo até percebermos como trabalhamos com mais eficiência e quanto tempo levamos para terminar de estudar as matérias da semana passada. Ouvirás a frase 'trabalha muito, diverte-te muito' na faculdade e, para ser honesto, é uma boa máxima para se viver. Trabalha como que para o Senhor em tudo o que fizeres, mas lembra-te de descansar e passar tempo a fazer coisas divertidas. Algumas pessoas acham que fazer um cronograma da semana e agendar o tempo para trabalhar e descansar aumenta a produtividade e reduz o sentimento de culpa quando estás em descanso. Encontra um equilíbrio. Há sempre a pressão de seres o melhor e a competição da faculdade, mas não procures a tua identidade nessas coisas. A tua identidade é encontrada em Jesus e somente em Jesus.

9. Os exames vêm e vão

Muitas vezes parecem a coisa mais importante do mundo, mas tenta colocar as coisas em perspectiva. Os exames do primeiro ano são indiscutivelmente os mais stressantes, porque nunca fizeste um exame universitário e no início não tens ideia do quanto precisas estudar para cada exame. A melhor coisa a fazer é trabalhar muito, orar e ter tempo para relaxar. Não te pressiones para tirar as melhores notas - estás apenas no primeiro ano e ainda estás a adaptar-te a esta nova fase. Pode ser útil conversar com colegas mais velhos sobre as suas experiências, ou se realmente te sentires bloqueado, fala com um tutor/ conselheiro.

10. Aproveita as tuas férias

Elas não durarão muito! Aproveita ao máximo as pausas fazendo o que achares mais relaxante e divertido, seja descansar em casa, assistir as tuas séries favoritas ou fazer um interrail. O verão também é uma oportunidade fantástica de entrar numa equipa missionária de verão, ou podes ir a um festival cristão para recarregar energias antes do próximo semestre. Muitas vezes a vida pode parecer que se trata de medicina ou enfermagem 24 horas por dia, 7 dias por semana. O planeamento de coisas divertidas para fazer no verão dar-te-á algo pelo que ansiar enquanto estudas ou fazes os exames. Não te sintas culpado se não passares o verão no laboratório - isso não é do gosto de todos!

 

Tradução: Carla Lima. Revisão Filipe Silva e Lilian Calaim
Foto: pexels.com 3762800