Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.

Saber mais

Visão (Neemias 1:11)

...Faze que hoje este teu servo seja bem-sucedido...” 

 

Neemias 1:11 

O livro de Neemias apresenta a vida de um líder com qualidades extraordinárias. Uma das principais características de Neemias que o levou empreender um projeto de sucesso foi a sua visão. Todos os  líderes  devem começar o seu serviço com uma visão. “Sem visão o povo perece.” 

Quais eram as características de sua visão? Neemias 2:20 diz: “O Deus dos céus fará que sejamos bem-sucedidos. Nós, os seus servos, começaremos a reconstrução, mas, no que lhes diz respeito, vocês não têm parte nem direito legal sobre Jerusalém, e em sua história não há nada de memorável que favoreça vocês!” esse verso nos mostra cinco características de uma visão de sucesso. 

1. Uma visão clara e específica: Neemias tinha uma imagem clara dos muros de Jerusalém que tinham sido destruídos há muito tempo atrás e de pessoas a passar necessidades sem serem ajudadas. A visão inspirou Neemias a contribuir para restaurar os muros destruídos. 

2. Compromisso com a visão: Ele acreditava que Deus poderia usá-lo, sonhava em ver os muros reerguidos, estava completamente envolvido. “Vamos reconstruir”. 

3.  Envolvimento de outros na visão: Ele compartilhou sua visão e pediu ajuda. Neemias 2:20 está escrito no plural. Muitas pessoas estavam envolvidas na realização da visão. Ele também pediu o apoio do rei, que pediu aos governadores para fornecerem materiais (madeira) para o trabalho. Ele não foi sozinho, mas com um exército. Projetos de sucesso envolvem outras pessoas. 

4. Uma avaliação realista das dificuldades envolvidas: Neemias reconheceu que esta visão iria ter muitos obstáculos e que iam encontrar “gigantes” no caminho. Ele disse claramente aos seus opositores: “..., mas, no que lhes diz respeito, vocês não têm parte nem direito legal sobre Jerusalém, e na sua história não há nada de memorável que vos favoreça!” 

5. Confiança em Deus: Neemias acreditava na visão e naquele Deus que daria a vitória. “O Deus dos céus fará que sejamos bem-sucedidos.” Foi uma visão com o apoio de Deus. 

Em conclusão: A visão foi o motor que motivou Neemias a levantar os muros caídos, e nada o impediu. Por isso devemos ter uma visão clara de Deus para realizar o Seus projetos e planos através de nossas vidas, para que Deus seja glorificado em tudo! Amém.

 

Leitura complementar: Salmo 32: 8. 

Jorge Patpatian Traduzido por Haniel Passos Eller

Revisto por Lilian Calaim